07 de Julho – Dia Mundial do Chocolate

Hoje é dia de celebrar a existência dessa preciosidade e o Blog não podia ficar de fora dessa! Como viver sem chocolate!

Ninguém sabe ao certo o motivo da escolha do dia 7 de julho. Acredita-se que a entrada do produto na Europa, por volta do século XV, seria o motivo da escolha. Tomar chocolate quente era símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado. Antes disso, o uso do cacau já era conhecido dos povos pré-colombianos da América Central, entre os Maias e Astecas, que torravam e moíam as sementes da “planta divina” para beber. A bebida era batida até criar uma espuma e, depois, aromatizada com especiarias. O nome da planta é de origem Asteca: cacahuatl (cacau) ou cacahuaquahuitl (cacaueiro); o da bebida, chocoatl (chocolate), de origem Maia. Nos Estados Unidos, existe ainda o Internacional Chocolate Day, dia 13 de setembro, e o National Chocolate Day, dia 28 de outubro. O fato é que o dia 7 virou uma unanimidade e uma boa oportunidade para se jogar no chocolate em suas mais variadas versões e até trocar presentes com amigos e familiares.

Mas o que importa aqui é celebrar e falar dessa delícia. Afinal, para um bom chocólatra, todo dia é dia de chocolate! Então, vamos as dicas:

– Quando consumido na quantidade certa, o chocolate traz diversos efeitos benéficos para a saúde, alivia o stress, combate a ansiedade, ativa o raciocínio, melhora o humor e até auxilia no combate da hipertensão e da depressão. O chocolate também é uma grande fonte de energia.

– Os chocolates meio amargo e amargo são mais saudáveis. No Lecadô, você pode consumir, por exemplo, o Tartelete de Chocolate Meio Amargo.

– Chocolate combinado com frutas é uma ótima pedida, principalmente se a fruta estiver na época de sua safra, como é o caso do morango. A Torta Lecadô com Morangos é a dica do momento!

– Para os chocólatras puristas, chocolate vai bem com chocolate. Nesse caso, nosso cardápio tem a Torta Cassata de Mousse é uma boa pedida. Ela leva massa de chocolate, recheio de creme à base de chantilly e chocolate ao leite e cobertura de mousses de chocolate, decorada com canudos de chocolate!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *